terça-feira, fevereiro 12, 2008

R.E.M. - Automatic For The People



Adoro este disco. Epá, adoro. «Ah, é o da música lamechas "Everybody Hurts", e daquela do homem na lua, que toda a gente trauteia, o "Man On The Moon». Sim, é verdade. Mas também é o de «Nigthswimming», «The Sidewinder Sleeps Tonite», «Monty Got A Raw Deal», «Sweetness Follows», «Star Me Kitten», «Ignoreland», «New Orleans Instrumental Nº1», «Try Not To Breathe», «Find The River», «Drive», e... mais nenhuma, que já cá estão as 12.

Não tenho nenhuma história particular com este disco. Não tenho nenhuma ligação pseudo-afectiva-sentimental-filosófica, do género "marcou muito a minha adolescência", ou "as letras tocam-me na alma". Não tenho uma particular afinidade com a banda, que tanto produz coisas que adoro, como coisas que detesto. Simplesmente gosto do disco.

Este é daqueles discos que conheço desde que me lembro de gostar de música (e já lá vão 15 anos), e posso passar meses, ou até anos sem o ouvir, mas de cada vez que o faço, seja em modo aleatório, seja em modo normal, ao fim de um par de canções, dou por mim a pensar "Epá, gosto mesmo deste disco. Não sei como não o ouço mais vezes".

Não sei outra maneira de pôr isto, a não ser "Adoro este disco. A sério, gosto mesmo!".